Após muitos anos de hiato, em 2019 a Unicamp retomou os processos de progressão da carreira PAEPE, porém num formato que, desde o início, alertamos que traria mais problemas que soluções, uma vez que não se tratava de um plano de carreira, nem de um processo que atendia o histórico de reivindicações da nossa categoria.
Após três ciclos de Progressão PAEPE concluídos, as técnicas e técnicos administrativos puderam perceber na pele como, além de extremamente injusto, trata-se de um modelo que não reconhece nem valoriza as trabalhadoras e trabalhadores da Universidade, e que só tem contribuído para nos adoecer e nos colocar uns contra os outros na disputa pelas migalhas que são oferecidas pela reitoria.
Em 2024, recebemos mais um presente do reitor Sr. Meirelles: o corte de mais de 20% nos recursos que deveriam ser destinados à Progressão PAEPE, às vésperas do anúncio dos que seriam efetivamente contemplados, o que frustrou as expectativas de muitos que tiveram seus pedidos deferidos. Uma reitoria que muda as regras do jogo aos 45 minutos do segundo tempo não merece nosso respeito, muito menos nosso voto!
A vitoriosa greve das universidades e institutos federais deste ano mostrou como é possível, através da mobilização e da luta conjunta, avançar nesse sentido: após meses de negociação, o governo Lula não só ampliou os investimentos na carreira das técnicas e técnicos administrativos do ensino superior (TAES), como também se comprometeu com a reestruturação da carreira.
Assim como o Travessia Nacional, nós do Travessia Campinas defendemos a construção de um plano de carreira com participação ativa das técnicas e técnicos administrativos da Unicamp, a partir do acúmulo de experiências e discussões que têm sido realizadas pelas entidades que compõem a Fasubra, mas também das contribuições que têm sido realizadas pela base e pela Coordenação de Carreira do STU.
Participe das reuniões do nosso coletivo para se inteirar dessas discussões e ajudar a construir um novo plano de carreira para as funcionárias e funcionários da Unicamp!