Eleições Consu 2024: Travessia teve votação expressiva e se posiciona como alternativa para representação das técnicas e técnicos da Unicamp

Nos dias 10 e 11 de setembro, servidoras e servidores técnico-administrativos da Unicamp elegeram seus representantes para os próximos dois anos no Conselho Universitário (Consu), instância máxima de deliberação da Universidade.

O coletivo Travessia optou por participar da disputa com uma chapa composta por pessoas da base, com o objetivo de renovar nossa representação e abrir espaço para a formação de novas lideranças na Unicamp. Apesar de não termos alcançado os votos necessários para eleição de conselheiros titulares, conseguimos eleger Camila Delmondes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), como membro suplente no Consu, o que para nós é motivo de comemoração – foram 339 votos de confiança depositados nela.

Também é motivo de muito orgulho para nós a votação expressiva de nossas outras duas candidaturas – em sua primeira disputa para o Consu, Núria do Cotuca angariou 235 votos, e Josué de Paula, do Instituto de Geociências, 170 votos, saldo mais que positivo se considerarmos que ambos concorreram com candidatas e candidatos bem mais conhecidos pela categoria, alguns com extenso histórico de participação no Consu e outras instâncias da Unicamp, ou mesmo dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU).

Nosso balanço das eleições do Consu é, portanto, mais que positivo: durante a campanha, conseguimos ampliar o diálogo com a categoria, apresentar nossas propostas e iniciar um processo de construção de novas vias de atuação política na Unicamp. Cabe também um agradecimento mais que especial a todos e todas as militantes do Travessia que se engajaram em diferentes frentes durante as eleições para o Consu:  fizemos uma campanha franca e honesta, com nossas próprias pernas e braços – e o afeto que nos une – e, por isso, devemos nos orgulhar muito dos resultados obtidos. Seguimos unidos e em luta para os muitos desafios que temos à frente na Universidade e para além dela!

Por fim, o Travessia também parabeniza e saúda os conselheiros e conselheiras que se elegeram, reforçando nosso compromisso de cooperação e diálogo com nossos representantes no Consu – acima de tudo, vamos continuar mobilizados para avançar na defesa e ampliação dos direitos das servidoras e servidores técnico-administrativos da Unicamp.